Aliviar a necessidade desses cuidados de saúde através da promoção da qualidade do envelhecimento

Aliviar a necessidade desses cuidados de saúde através da promoção da qualidade do envelhecimento

Coimbra vai ter um instituto europeu para estudar o envelhecimento

Coimbra vai acolher o primeiro Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento do sul da Europa, focado no estudo dos processos biológicos do envelhecimento, que conta com um investimento total de 49 milhões de euros.

A apresentação decorre terça-feira, em Coimbra, no Colégio da Trindade. (…)

Atualmente, salienta, “existem mais pessoas a viverem mais tempo e cada vez com mais doenças associadas ao envelhecimento, como o cancro, diabetes, alzheimer e doenças cardiovasculares”.

“Cada uma é tratada com o seu tipo de medicamento e temos tipicamente idosos com várias destas patologias em simultâneo com uma grande quantidade de fármacos, muitas vezes com problemas de interação entre eles”, refere.

“Queremos perceber qual é o principal fator de risco para todas estas doenças do envelhecimento, quais são as bases biológicas e o que é que acontece dentro das nossas células para haver esta deterioração funcional”, sublinhou. (…)

A situação de grande envelhecimento da população, acrescenta, provoca um “problema de sustentabilidade no Serviço Nacional de Saúde, em que cada vez existem pessoas mais velhas a precisar de mais cuidados de saúde”.

“Portanto, o objetivo é aliviar a necessidade desses cuidados de saúde através da promoção da qualidade do envelhecimento”, disse.

O Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento vai ficar instalado na Universidade de Coimbra, em estreita parceria com o Centro de Neurociências e Biologia Celular de Coimbra, “muito focado em doenças degenerativas”, com a Faculdade de Medicina, o Centro Hospitalar e Universidade de Coimbra, o Instituto Pedro Nunes e o parque tecnológico Biocant, reunindo, no total, 54 investigadores. (…)


Fonte:
Sapo24.PT

Fotografia: (*)
Ana Jesus Ribeiro – 
www.officecaphoto.pt 

(*) Arquivo CAPhoto Rede de Profissionais (Website) / Facebook Oficial a 7 JUN.2019 em Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra; Para cliente Associação Para o Desenvolvimento da Medicina Nuclear nos HUC / “Projeto H2 – Humanizar o Hospital I CHUC” com UGPD pelo dia “What matters to you?”.
Com Paulo Fajardo e Rosa Gonçalves – www.officecaphoto.pt

Ana Jesus Ribeiro

Cumprimenta, ANA JESUS RIBEIRO Profissional Freelancer Fotografia / Fotojornalismo / Formação CCPJ - CO510A CAP - EDF 561663/2011 DC WEBSITE - www.officecaphoto.pt PORTFÓLIO / PLATAFORMAS WEB / REDES SOCIAIS: officecaphoto.pt/ana-jesus-ribeiro/ E-mail Fotografia Profissional - jribeiro.ana@gmail.com redeprofissionais@officecaphoto.pt E-mail CAPhoto Formação - formacao@officecaphoto.pt E-mail OFFICECAPHOTO.PT - geral@officecaphoto.pt T: [+ 351] 91 209 09 69

Deixe uma resposta