(…) Saúde Pública – #VamosFicarTodosBem

(…) Saúde Pública – #VamosFicarTodosBem

A nossa primeira publicação solidária começou aqui:

::: 26 MAR.2020 :::

Boneco digital & global / 26 MAR.2020:
Ana Jesus Ribeiro – Comunidade www.officecaphoto.pt

Divulgação no LinkedIn / #VamosFicarTodosBem

  • UA realiza testes de rastreio à covid-19

A Universidade de Aveiro (UA) vai realizar testes de rastreio à covid-19 em amostras biológicas recolhidas nos hospitais da região de Aveiro. Com capacidade para realizar até 200 rastreios por dia ao material biológico recolhido nos estabelecimentos de saúde e enviado para a Academia, a UA quer ajudar a região e o país na luta contra a pandemia. 

Os primeiros rastreios vão começar dia 30 de março no Instituto de Biomedicina (iBiMED), uma das unidades de investigação da UA. “Estão reunidas na UA as condições ideais para ajudar a região na monitorização da covid-19”, garante Artur Silva, Vice-reitor da UA para a área da Investigação. Condições essas, sublinha o responsável, que garantem a segurança não só dos profissionais que estarão envolvidos no rastreio como também da comunidade académica em geral. 

Nos últimos 6 anos, a UA criou um conjunto de novos laboratórios de Medicina Molecular, incluindo laboratórios para o estudo de vírus respiratórios, tendo recentemente obtido um importante projeto da União Europeia no valor de 900 mil euros, na área da virologia, em parceria com as Universidade de Leiden e de Munique. 

Os novos laboratórios do Departamento de Ciências Médicas (DCM), criados no âmbito do plano de desenvolvimento do iBiMED, assegura Artur Silva, Vice-reitor da UA para a área da Investigação, “reúnem as condições recomendadas pela Organização Mundial de Saúde para a realização de testes de rastreio do SARS-CoV-2”. 

Os testes serão realizados em quatro laboratórios com nível de biossegurança elevado (BSL2), com pressão negativa, ar filtrado com filtros HEPA, câmaras de fluxo laminar de nível de segurança BSL2 e sistemas de esterilização por UV. “Estes laboratórios têm ainda um sistema de esterilização térmica de material biológico que garante a destruição dos consumíveis, reagentes e amostras biológicas usadas no laboratório”, refere o responsável. 

Os investigadores do iBiMED que utilizam estes laboratórios, lembra Artur Silva, são sujeitos a um exame de biossegurança e a treino específico, havendo, por esta razão, “recursos humanos treinados para a realização de investigação em ambientes de elevada biossegurança”. 

Uma vez que o vírus SARS-CoV-2 pode ser inativado quimicamente no momento da recolha das amostras biológicas nos hospitais da região, que os equipamentos de processamento automático de amostras clínicas existentes nos laboratórios reduzem ao máximo a exposição dos investigadores ao SARS-CoV-2, que foi possível criar um circuito fechado para a circulação dos investigadores e de amostras clínicas e que existem kits de proteção dos investigadores, a biossegurança está garantida pela UA.

Fonte:
Press Release
Serviços de Comunicação, Imagem e Relações Públicas.
Gabinete de Comunicação da Universidade de Aveiro / 26 MAR.2020.

Fotografias:
Comunidade “V” / www.officecaphoto.pt com Universidade de Aveiro & Hospital de Aveiro a 18 MAR.2020


::: 27 MAR.2020 :::

Imagem digital & global: (25 MAR.2020)
Ana Jesus Ribeiro – Comunidade www.officecaphoto.pt

Divulgação no LinkedIn / #VamosFicarTodosBem


::: 29 MAR.2020 :::

Imagem digital & global: (29 MAR.2020)
Ana Jesus Ribeiro – Comunidade www.officecaphoto.pt
(Registo de viatura da GNR de Sangalhos a circular pelas ruas da freguesia para alertas sonoras do #fiqueemcasa)


  • Em breve, encontramo-nos na BAIRRADA.
    #vaificartudobem #beorsoul

Fonte: BeOrSoul / Plataformas oficiais redes sociais – 29 MAR.2020

Imagem digital & global: (*)
Ana Jesus Ribeiro – Comunidade www.officecaphoto.pt

(*) Fotografia de arquivo / trabalho coletivo CAPhoto Rede de Profissionais para “Projeto H2 – Humanizar o Hospital I CHUC” (9 FEV.2020)

Divulgação no LinkedIn / #VamosFicarTodosBem
Divulgação no Google / #VamosFicarTodosBem



::: 31 MAR.2020 :::

Ana Jesus Ribeiro

Cumprimenta, ANA JESUS RIBEIRO Profissional Freelancer Fotografia / Fotojornalismo / Formação CCPJ - CO510A CAP - EDF 561663/2011 DC WEBSITE - www.officecaphoto.pt PORTFÓLIO / PLATAFORMAS WEB / REDES SOCIAIS: officecaphoto.pt/ana-jesus-ribeiro/ E-mail Fotografia Profissional - jribeiro.ana@gmail.com redeprofissionais@officecaphoto.pt E-mail CAPhoto Formação - formacao@officecaphoto.pt E-mail OFFICECAPHOTO.PT - geral@officecaphoto.pt T: [+ 351] 91 209 09 69

Deixe uma resposta